sexta-feira, 30 de abril de 2010

Revista Time, oposicão, mídia brasileira e a inveja que mata


Blog do Favre

A revista TIME decidiu escolher as 100 personalidades mais influentes do mundo. A lista publicada pela revista é encabeçada pelo presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva.

Esse lugar na lista do TIME é motivo de orgulho para os brasileiros, que se vêm assim reconhecidos na homenagem a aquele que pela sua política e projeção personifica a importância que o Brasil adquiriu no mundo, Lula.

Mas provocou um tremor perceptível na torcida do “contra”, que saiu a campo para tentar apagar o acontecimento.

O amigo e apoiador de Serra, deputado Paulo Bornhausen (SC), líder do DEM na Câmara, saiu na frente da turma é vociferou que a revista “ficou louca ou ganhou um patrocínio de uma estatal brasileira”. “Ele não fez nada para merecer, deve ter servido como um prêmio de consolação por sua saída, ou será usado para sua candidatura para um cargo na ONU” (citado pelo jornal Valor).

Mostrando que o DEM nunca ficará sozinho e sem os tucanos, quando de ridículo se trata, o PSDB na boca de seu líder, deputado João Almeida (BA), disse que Lula não merecia ser escolhido e “apenas capitalizou os feitos que o Brasil vem conquistando faz tempo”.

Da turma que espuma raiva, também ganha destaque uma que, com ar de snobe, pondera “É claro que mal não faz para o Brasil Lula ser reconhecido pela revista “Time” como líder de personalidade.” (Barbara Gancia na Folha).

Mas as mais engraçadas foram as reações investigatórias dos jornais, que assediaram a direção da revista TIME para saber se Lula podia ser considerado “o homem mais influente do mundo” ou “um dos mais influentes do mundo”.

O destino da humanidade dependendo da resposta, os jornais ficaram aliviados quando puderam esclarecer seus ávidos e angustiados leitores, que “Lula é um dos…” e não “O mais…”

Assim a Folha, no lide da matéria, destaca: “Por ser o primeiro citado na categoria, brasileiro foi visto por algumas horas como o líder mais influente, o que gerou controvérsia; publicação diz não haver ranking”

Apesar dos esclarecimentos, a dúvida persiste. Porque raios o nome do Lula foi parar no topo da lista, se ela não estabelece hierarquia entre os ilustres eleitos da revista? Já que a lista não foi ordenada por ordem alfabética, qual foi o critério para estabelecer essa ordem? Em 2004, Lula também figurou na lista do TIME, mas em 3° posição, após George Bush e Hu Jintão. Porque agora foi para o 1° lugar e Barack ficou em 4to., eis um mistério digno do Código Da Vinci.

Nada que se assemelhe ao silêncio jornalístico que acompanhou aquela propaganda fajuta de Serra e dos tucanos, proclamando no horário eleitoral gratuito, que Serra tinha sido eleito pela ONU, melhor ministro da saúde do mundo. A mentira foi passada sob silêncio, talvez porque, parafraseando uma barbaridade, “É claro que a inverdade não faz mal aos tucanos” e ninguém queria saber o que a ONU pensava do assunto.

O fato é que a distinção feita pela revista TIME – até pela segunda vez -, assim como Le Monde e EL País terem também designado Lula o homem do ano 2010 e Obama ter proclamado nosso presidente, “O cara”; irrita alguns. Mais ainda porque coincide com o fato de quase 80% dos brasileiros acharem o governo Lula ótimo ou bom, mostrando que o reconhecimento internacional corresponde com o sentimento do povo aqui.

Esses irritados preferem o ridículo de suas posturas, a ter que engolir calados ou mentir sobre seus sentimentos, como faz o candidato dessa turma que não para de elogiar o escolhido do TIME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário