quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Folha entrevistando a santa Sandra Cureau


Da Folha

"Processo contra poderoso não dá em nada"

DE BRASÍLIA

Autora de ações que resultaram em multa contra o presidente Lula por campanha antecipada e chamada por ele de "uma procuradora qualquer", Sandra Cureau faz crítica à Justiça no Brasil. Segundo ela, "processo envolvendo pessoas poderosas não dá em nada".
Por afirmar que o elogio a Dilma Rousseff por Lula em evento público caracterizava uso da máquina, foi criticada pelo presidente e alvo de ameaça de ação pelo PT. Para ela, até aqui, não há nada que possa levar à impugnação de candidaturas presidenciais.

Folha - A sra. já foi filiada a algum partido?
Sandra Cureau - Nunca fui filiada a partidos. Meu coração já bateu por pessoas, não por partidos.

E está batendo por alguém?
Hoje, não. Lamento isso, mas não está.


Já votou no presidente Lula?

Votei no Lula em 89, no primeiro e no segundo turnos. Eu estava grávida, fui ao comício da Cinelândia, no Rio, e depois fiquei imprensada na multidão, no metrô. Votei nele de novo em 94 ou 98, não me lembro. Num ano votei no Lula e, no outro, no Fernando Henrique. Em 2002, votei no Lula de novo. Em 2006 não votei, estava trabalhando nas eleições como procuradora eleitoral.

A sra. não votou nele em 2006 por conta do mensalão?
Talvez seja. Talvez tenha sido impactada por essas confusões.

Em quem a sra. vai votar?
Tem hora que aparece alguém que desponta como uma esperança, tem hora que não aparece. Eu ainda não decidi.

Gostaria de votar numa mulher? Há duas disputando.
Gostaria que tivéssemos uma mulher presidente, mas não sei em quem votar.

O PT tem insinuado que a sra. está pendendo para o lado dos tucanos nessa eleição.
Eles não fazem contas? Estou representando contra todos. Estou analisando os dois casos. Estou esperando a gravação, não basta apenas notícia de jornal. Só então vou checar se pode ter havido uma campanha subliminar.

A sra. se arrependeu de ter votado em Lula?
Não. Eu o acho uma pessoa extremamente carismática, com uma capacidade enorme de interagir com o povo. É inegável.

Fez um bom governo?
Parece-me que sim. Tanto ele como o Fernando Henrique fizeram bons governos.

O presidente Lula chamou a sra. de "uma procuradora qualquer".
Ele não falou meu nome. Pode-se deduzir que sim, mas seria desonesto dizer que me deu uma cacetada.

Mas essa insinuação a respeito da sra. não incomoda?
O que me incomodou foi uma visão meio depreciativa do Ministério Público. Não sou nada, as pessoas podem achar de mim o que quiserem, mas a instituição...

Há dados para impugnar uma candidatura presidencial?
As multas aplicadas até aqui, sozinhas, não são capazes de impugnar. Não houve até aqui situações que possam caracterizar desequilíbrio das eleições. Teria de ter um ato que fizesse uma candidatura subir astronomicamente nas pesquisas. Isso não aconteceu. Quanto mais importante o cargo, mais cuidadoso você tem de ser, para não cair no golpismo.

Como assim?
Golpismo no sentido de alguém fazer uma artimanha para afastar o outro da eleição, pegar um ato apenas. Por isso tem de ser algo que desequilibre as eleições para levar a uma impugnação.

Quais os problemas da legislação eleitoral?
A multa é muito baixa. No Brasil, temos um exagero de recursos. Quem tem condição de pagar um excelente advogado pode se sustentar até cumprir o mandato ou, ao contrário, consegue prescrever ação penal e derrubar o adversário que ganhou. Processo envolvendo pessoas poderosas não dá em nada. Achava extremamente frustrante na área penal. Vamos ver na eleitoral. (EC, VC e FS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário