quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Para o presidente da CNT, acusações ao PT prejudicam Serra


O presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, disse nesta quinta-feira (5) que as críticas da chapa encabeçada por José Serra à "criminalização" do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) explicam o desempenho do ex-governador de São Paulo nas pesquisas sobre a corrida presidencial. Levantamento CNT/Sensus divulgado nesta manhã indicou diferença de dez pontos percentuais entre a petista Dilma Rousseff - que tem 41,6% das intenções de voto - e o tucano José Serra, com 31,6%. Serra oscilou para baixo dentro da margem de erro (de 2,2 pontos percentuais) em relação à pesquisa anterior, de maio de 2010 - na qual tinha 33,2% das intenções -, enquanto Dilma subiu quase seis pontos - tinha 35,7% em maio.

"Criminalizar quem faz benefício social, com certeza acaba afetando. Não adianta tentar separar o PT do presidente Lula ou a candidata Dilma do presidente Lula, porque não se consegue", argumentou Clésio.

Nas últimas semanas, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa de Serra, acusou os petistas de vinculação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico, situação que motivou a justiça a conceder direito de resposta ao PT. Também o candidato e o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, disseram haver uma relação "conhecida" entre PT e Farc.

Na simulação espontânea da pesquisa CNT/Sensus, quando o entrevistado aponta seu candidato a presidente sem ter acesso a uma lista com possíveis candidatos, Dilma Rousseff também ocupa a posição dianteira, com 30,4%. Neste cenário, José Serra tem 20,2% e Marina Silva outros 5,0%. José Maria Eymael (PSDC) tem 3,0%. Votos brancos e nulos são 3,8%. Eleitores indecisos são 27,9%. Apesar de não poder concorrer, o presidente Lula foi citado por 5,0% dos entrevistados.

Em um eventual segundo turno, Dilma Rousseff venceria o tucano José Serra por 48,3% contra 36,6%. Neste contexto, os votos brancos e nulos chegam a 5,7%. Os eleitores indecisos são 9,6%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de julho de 2010, sob o número 21411/2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por Larissa Borges no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário